A Unimed Ponte Nova, em virtude da TISS, só acata para autorização e/ou faturamento nas guias no padrão estabelecido pela ANS. Este padrão está vigente desde 31 de maio de 2007.
As guias e anexos do padrão TISS são os modelos formais de representação e descrição documental sobre os eventos assistenciais realizados no beneficiário e enviadas do prestador para a operadora de forma eletrônica ou por contingência em papel.
Guia Principal: é a guia que não é vinculada a nenhuma outra e contém dados principais do atendimento. Normalmente está associada ao pagamento do contratado executante declarado. Podem ser guias principais:
- Guia de Serviços Profissionais/Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia
- Guia de Solicitação de Internação
Guia Secundária: são as guias que complementam a Guia Principal, a qual está vinculada. Podem ser guias secundárias:
- Guia de Serviços Profissionais/Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia
- Guia de Solicitação de Prorrogação de Internação
- Guia de Resumo de Internação
- Guia de Honorário Individual
- Guia de
Recurso de glosa
- Anexo de Outras Despesas
- Anexo de Solicitação de OPME
- Anexo de Solicitação de Quimioterapia
- Anexo de Solicitação de Radioterapia
- Modelo das Guias que serao utilizadas com a TISS 3.01
OS MODELOS DE GUIA DISPONIBILIZADOS ABAIXO ENTRARAO EM VIGOR A PARTIR DO DIA 31/05/2014
GUIA DE SOLICITAÇAO DE INTERNAÇAO
Guia utilizada na autorização da internação e sempre será uma Guia Principal do atendimento.
GUIA DE SOLICITAÇAO DE PRORROGAÇAO OU COMPLEMENTO
Guia utilizada para a prorrogação de internação ou complementação do tratamento e sempre será uma Guia secundária, devendo ser vinculada através do campo 3 ao Número da Guia de Solicitação de Internação.
Guia utilizada na cobrança e sempre estará vinculada a uma Guia de Solicitação de Internação.
Guia utilizada na cobrança de honorários da internação e sempre estará vinculada a uma Guia de Solicitação de Internação.
Guia utilizada na cobrança de honorários da internação e sempre estará vinculada a uma Guia de Solicitação de Internação.
Anexo utilizado na complementação de informações para concessão de autorização de OPME e sempre estará ligado a uma Guia. Deve estar vinculada a uma Guia de SP/SADT ou Guia de Solicitação de internação.
Anexo utilizado na complementação de informações para concessão de autorização de quimioterapia e sempre estará ligado a uma Guia. Deve estar vinculada a uma Guia de SP/SADT ou Guia de Solicitação de Internação.
Anexo utilizado na complementação de informações para concessão de autorização de radioterapia e sempre estará ligado a uma Guia. Deve estar vinculada a uma Guia de SP/SADT ou Guia de Solicitação de Internação.
Guia utilizada para a solicitação de revisão de glosa em sua cobrança e sempre será uma guia secundária, devendo ser vinculada através do campo 13 Número da Guia no Prestador, a qual poderá ser referenciada a qualquer guia de cobrança (Guia de consulta, Guia de SP/SADT, Guia de Resumo de Internação e/ou a uma Guia de Honorário Individual).
Guia utilizada para registro de atendimento do beneficiario com a assinatura do mesmo.
EXEMPLO DE COMO VINCULAR GUIAS